Energia
Energia. As coisas não foram feitas pra durar.
Como um amigo me falou outro dia:” Tudo no universo são átomos ligados por energia. Sem energia tudo se desfaz. E então tudo que você quiser manter ligado / conectado, você precisa dispor da sua energia pra isso.”
Sem seu esforço é tudo ganho fácil. Talvez ganho fácil p’ra um lado, mas alguém precisa colocar sua energia dobrado p’ra fazer dar certo. E isso vale p’ra vida. É no trabalho, nas amizades, na família, nos relacionamentos amorosos e p’ra qualquer coisa funcionar direito.
Percebo cada dia que passa o tanto de conexões que foram rompidas por falta de energia. E as vezes tá tudo bem, afinal nós mudamos com o tempo e o que era importante não é mais agora… E precisamos aceitar.
É você ir na faculdade que formou, nos lugares que toda semana frequentava e até na casa que morou um dia e não enxergar mais nada familiar… A cor da parede mudou, você não conhece mais ninguém ali… Você já não é mais o mesmo.
Parece que nada resultou daquela sua energia concentrada por tanto tempo naquele lugar e que os ambientes se alteram com um intemperismo: você não estava lá p’ra dar uma manutenção semanal e aí assusta quando olha p’ra aquilo jogado meses na chuva e no sol num canto do jardim.
Quando paro p’ra pensar, sinto um medo profundo num breve instante. É terrível se lembrar que as regras do universo valem p’ra nós e que a vida instável é como a galáxia solta num espaço cósmico sem ter certeza de seu propósito.
Mas as coisas não foram feitas pra durar.
O que temos é o instante, um presente p’ra se concentrar nossa energia em algo antes que esta se perca de vez e o nosso corpo seja resultado de um intemperismo. Talvez tudo que passa pela nossa vida seja apenas p’ra nos alterar e que nosso propósito seja, afinal, colocar nossa energia em algum propósito que vá durar mais que nossos átomos ligados por energia.