Filhas de Frida – Oficinas e palestras gratuitas
Em homenagem ao dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, um grupo de amigas decidiu organizar em São João del-Rei o evento intitulado “Filhas de Frida” como homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo que é um símbolo de força e resistência feminina. Devido à um acidente aos 19 anos que afetou para sempre sua saúde e sua possibilidade de engravidar, Frida começou a pintar como forma de expressar seus sentimentos e sua dor, deixando como legado para o mundo sua arte.
A iniciativa que acontecerá no dia 23 de março, das 10h às 22h, no Centro Cultural da UFSJ, irá promover diversas atividades, desde oficinas à palestras gratuitas, abertas a toda comunidade.
A programação terá início às 10h, e seguirá até as 22h, com apresentação de trabalhos de artistas, fotógrafas, documentaristas, musicistas, escritoras e artesãs. Thaio Conde, artista e uma das organizadoras da ação, ressalta que o evento promove os trabalhos de mulheres artistas e aumenta a participação feminina em todos os setores das artes. “É uma oportunidade também para debater assuntos ligados a representatividade feminina na arte, que é um reflexo da visão da sociedade, conclui.
De acordo com Thais Andressa, fotógrafa e também uma das organizadoras, o intuito é juntamente, proporcionar a valorização dos talentos e trabalhos das mulheres, e com a união criar um evento que propicie a troca de experiências e fortalecimento de elos e amizades. A psicóloga Luma Alves, que ministrará uma das palestras, completa a visão anterior e declara: “A importância da ação, é estar entre as mulheres e perceber as necessidades que temos de nos conectar e trocar conhecimentos, vivências e afetos”.
Para Monique, “As Filhas de Frida são mais que mulheres consideradas a frente de seu tempo, são referências para debater assuntos a respeito da própria representatividade na arte em geral, incentivar o empoderamento feminino e abrir um leque de reflexões para que possamos nos conectar, trocar conhecimentos, vivências, afetos, que nos façam falar, que saibam nos ouvir e respeitar.”
Confira a programação completa:
9hs – Aula de ioga com Ana Câmara
Material necessário: Tapetinho, canga ou toalha. Ir de roupa confortável que não atrapalhe o movimento.
10hs – Oficina Iniciação ao desenho realista para todas as idades – ilustradora Thaio Conde
Material necessário: Prancheta A4 (ou apoio de compensado para colocar o papel), lápis 2B, 6B, caneta BIC preta e material de sua preferência.
11hs – Palestra sobre o amor romântico pós-moderno – psicóloga Luma Alves
12hs – Palestra: O protagonismo feminino na fotografia – fotógrafa Thais Andressa
13hs – Apresentação do documentário: “Me Chame pelo Nome” – Carla de Jesus e Jéssica Felizardo
14hs – Palestra: O projeto de vida dos condenados inseridos no método de execução penal Apac – Carla de Jesus
15hs – Oficina de iniciação a Macramê – artesã Aline Conde
Material necessário: Prancheta de escritório (pra prender as cordas durante o macramê)
16hs – Palestra sobre Moda x Auto-estima x Consumismo – Samara Nonada (Brexó da Bruxa) e Monique Silva (Amor de Brechó).
17hs – Bate-papo com Déborah Vieira, autora do livro ‘Pássaro Livre’
18hs – Bate-papo com a fotógrafa Natália Chagas sobre a fotografia como forma de empoderamento feminino
19hs – Oficina de zine e HQ – escritora Laila Zin e ilustradora Thaio Conde
Material necessário: Papel, lápis, caneta e material de sua preferência.
20hs – Roda de conversa sobre Produtividade Cíclica – Fernanda Felberg
21hs – Pocket show “Olhe para si” com Lariella
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/361788631092634/