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Aula de desenho: O que você precisa saber para começar a desenhar

Resolvi fazer um tutorial / aula de desenho “O que você precisa saber para começar a desenhar” para ensinar detalhes importantes a serem considerados ao fazer um desenho realista. Em primeiro lugar, como numa aula de desenho, pegue itens e crie uma composição com alguns objetos de diferentes texturas para treinar desenho de observação.

Com o modelo na sua frente, trabalhe no primeiro treino por no máximo 2 horas e cada vez diminua mais o tempo. Em contraste com a prática do desenho hiper realista, onde é preciso muitas horas de dedicação, neste treino você não pode perder o referencial da posição que está sentado e seu objeto observado não deve sofrer alterações da luz. Conforme você ir praticando, cada vez irá gastar menos tempo para fazer os esboços e poderá até aproveitar o tempo fazendo croquis rápidos mudando perspectiva que observa o modelo.

 

DESENHO É PRÁTICA!

– COMO TOCAR BEM UM INSTRUMENTO MUSICAL OU FAZER ATIVIDADE FÍSICA –

PARA DESENHAR VOCÊ PRECISA TREINAR SUAS MÃOS

E AMPLIAR SUA VISÃO PARA ENXERGAR O QUE ANTES NÃO VIA….

 

1 – PREENCHIMENTO DA FOLHA: ESCALA

Aula de desenho: preenchimento da folha

 

 

Para a apresentação do trabalho, se preocupe com a centralização do desenho na folha e observe a altura e base do modelo.

Por fim, é importante medir a composição com o lápis e imaginá-la toda dentro de um retângulo.

Faça marcações e esboços com linhas leves para que a construção não interfira no resultado final.

 

 

 

2 – PROPORÇÃO ALTURA X BASE: MEDIÇÃO COM O LÁPIS

Aula de desenho: proporção e medição com o lápis

 

 

Estique o braço na direção do modelo e mova o dedo até o final  da composição encontrando a altura – que é a parte maior do modelo.

Em seguida, faça o mesmo na posição horizontal sem soltar o lápis. Ao observar a medida, pode então afirmar que, a largura é igual a metade da altura.

 

 

 

 

Com o lápis divida a altura em duas medidas iguais, então confira que a altura é igual a duas vezes a medida do lápis.

Em seguida, coloque o lápis na horizontal e verifique que largura corresponde a uma dessas medidas.

Depois que tirar as medidas com o lápis, o passo seguinte é “encaixar” o modelo.

 

 

NO DESENHO DE OBSERVAÇÃO,
O MAIS IMPORTANTE É TODA HORA O MODELO REAL…
E NÃO SIMBOLIZAR! NÃO IMAGINE UMA CADEIRA, VEJA A CADEIRA.

 

3 -VISTA DA PERSPECTIVA:

ÂNGULOS

Aula de desenho: vista da perspectiva ângulo

 

 

Quando desenhamos a partir de observação, é importante não mudarmos a vista da perspectiva durante o processo. Ou seja, se mantenha sempre na mesma posição.

Então, ao desenhar um objeto observando um modelo, imagine sempre uma linha reta horizontal em sua base e observe quanto o ângulo do objeto está mais “aberto” ou “fechado” relativo à linha imaginária.

 

 

 

 

FORMAS

Aula de desenho: vista da perspectiva formas

 

 

Construa as linhas do esboço observando as formas geométricas e “suas regras”. Se seu modelo for um cubo, por exemplo, observe se as linhas são paralelas da sua vista.

Enquanto desenha objetos circulares, preste atenção no eixo central que constrói cada forma oval. Os eixos dividem o círculo em 4 partes de forma simétrica. Observe também a “abertura” da forma oval.

 

 

 

 

E LEMBRE-SE DE ESTRUTURAR BEM O DESENHO ANTES DE COMEÇAR A PÔR SOMBRA E TEXTURA…

 

4 – TRAÇO

Aula de desenho: traço exercícios

 

 

A qualidade do traço é muito importante na hora de produzir um trabalho. Isto é, desenhar linhas definidas e com variação de pressão (claro e escuro) trazem um acabamento mais profissional para o desenho.

Então, para melhorar a coordenação motora, é necessário fazer exercícios. Toda vez, faça aquecimento antes de começar a desenhar pra valer.

Em primeiro lugar, experimente segurar o lápis longe da ponta. Quanto mais perto da ponta você segura o lápis, mais pesado e rígido fica o seu traço.

Em seguida, tente desenhar com o lápis mais inclinado. Quanto mais “em pé” fica o lápis, mais peso ele tem.

 

 

 

EXERCÍCIOS:

Aula de desenho: traço exercícios

 

 

Faça rabiscos que te façam mexer todo o braço e não só a mão. Isso ajuda bastante a relaxar e dar mais leveza e flexibilidade ao traço.

Em primeiro lugar, pegue uma folha A4 e faça linhas horizontais na folha toda preocupando em fazê-las o mais paralelas possível. Em seguida, faça o mesmo exercício na vertical e depois diagonal.

Por fim, faça vários círculos movimentando o braço, buscando fazer um círculo perfeito.

Com a finalidade de treinar a escala tonal, faça degradês suavizando o peso de sua mão. O sombreamento precisa ficar de tal forma que não seja possível perceber onde um tom termina e começa.

 

 

 

5 – VOLUME: LUZ E SOMBRA

Aula de desenho: volume luz e sombra

 

 

Para dar volume ao desenho, é preciso trabalhar escalas de tons de cinza / preto e branco para criar a ilusão de volume.

Primeiramente, você precisa identificar a fonte de luz e como ela está iluminando o modelo.

 

 

 

 

Aula de desenho: volume luz e sombra

 

 

 

Luz direta – Local da superfície que a fonte de luz ilumina diretamente.

Luz refletida – Quando a luz bate na superfície do chão e reflete no objeto.

Sombra própria – Sombra que origina o objeto em si próprio.

Sombra projetada – Sombra que o objeto produz nas superfícies vizinhas.

Penumbra – Transição entre a luz e a escuridão, quando existe um bloqueio parcial entre a fonte de luz e o objeto iluminado.

 

6 – PROFUNDIDADE:

DEGRADÊ

Aula de desenho: profundidade degradê

 

 

Para o desenho ganhar volume e ficar mais realista, é importante usar degradê.

Mesmo uma superfície reta, como um cubo, recebe mais luz em uma área.

Quanto mais o objeto se afasta da luz, mais escuro fica, causando uma mudança gradual de uma área mais leve para uma área mais escura.

 

 

 

 

MARCAÇÃO

Aula de desenho: profundidade marcação

 

 

 

Já a marcação é a linha mais escura no desenho.

Ela funciona para dar maior profundidade e muitas vezes ela permite a diferenciação entre as faces de um objeto ou até destacar a mudança de textura.

Usando degradê ou marcação, é necessário observar as curvas da superfície do objeto que será desenhado.

 

 

 

 

7 – DESTAQUE:

CLARO E ESCURO RELATIVO

Aula de desenho: destaque claro e escuro

 

 

 

Ao construir um desenho em tons de cinza, é importante observar a variação tonal – do claro para o escuro – para não desenhar tudo cinza e apagado.

O destaque surge quando conseguimos explorar essa diferenciação de material em tons de cinza e identificar qual objeto está mais claro e qual está mais escuro na composição.

 

 

 

 

FIGURA E FUNDO

Aula de desenho: destaque figura e fundo

 

 

A definição de um tom ser mais claro ou mais escuro é tudo dependendo de um referencial.

Ao desenhar um objeto escuro, para maior pregnância da forma, utilizamos um fundo branco e muitas vezes o contrário também é necessário para conseguir o destaque do objeto desenhado.

 

 

 

 

8 – TEXTURA:

Aula de desenho: textura

 

 

 

Para fazer uma textura realista, é importante observar como a luz reage à textura do objeto e ao seu volume (reflexão / refração), salientando suas depressões e relevos.

As propriedades a serem levadas em conta são: Macio x duro / rugoso x liso / opaco x transparente x translúcido.

Por exemplo, um vidro comum é duro, liso e transparente. Já o metal é duro, liso e opaco.

 

 

 

 

MACIO X DURO

Aula de desenho: textura macio e duro

 

 

 

 

Numa superfície macia, como um tecido, absorve a luz e cria um degradê suave da luz até a sombra.

Entretanto, numa superfície dura tem bordas mais nítidas e contrastes mais fortes.

 

 

 

 

RUGOSO X LISO

Aula de desenho: textura rugoso e liso

 

 

 

Numa superfície rugosa / áspera, a luz atinge uma área menor da superfície e por isso tem uma luz refletida mais suave.

Possui 2 tipos: sulcos (deformação na superfície) ou relevos (saliência na superfície).

Já a superfície lisa possui baixa porosidade.

 

 

 

OPACO X TRANSPARENTE X TRANSLÚCIDO

Aula de desenho: textura opaco translúcido e transparente

 

 

Na superfície opaca, a luz não se propaga. Parte da luz é absorvida e outra parte é refletida.

Na superfície transparente, há passagem de luz com trajetórias bem definidas.

No entanto, já na superfície translúcida a luz não passa com tanta facilidade como nos meios transparentes e sua trajetória não é regular.

 

 

 

 

 

 

EXERCÍCIOS:

Em uma folha em branco, desenhe quantos quadrados quiser. Em seguida, comece neles a traçar linhas com vários padrões (horizontal, vertical, diagonal, curvas, etc…). Lembrando que em cada quadrado você deve colocar apenas um único padrão de traço.

Em seguida, busque referências de materiais para desenhar: 5 tipos de madeira, 3 tipos de metal, 3 tipos de vidro, 3 tipos de plástico, 5 tipos de tecido, 3 texturas de vegetação, 2 pêlos de animal, etc.

Enquanto estiver desenhando, tente explorar a pressão do lápis e o uso de degradê quando for desenhar um material com alta reflexão, como vidro e metal. Observe a tonalidade, o efeito da luz nele e as características do material.

E NÃO DEIXE DE PRATICAR!

AULA DE DESENHO

Para quem preferir fazer aula de desenho diretamente comigo, estou dando aula de desenho em São João Del Rei, Tiradentes e região – e também pela webcam. O curso é voltado para estudantes iniciantes de desenho e para interessados em ilustração e concept art. Além disso, o cronograma de aula é adaptado para cada aluno e suas necessidades e interesses.

No início do curso, a partir do portfólio do aluno (caso haja) é analisado o nível de experiência do aluno e suas necessidades. E então o conteúdo inicial será ensinado a partir de desenhos de observação realizados pelo aluno e o professor com o objetivo de ampliar sua percepção visual. Primeiramente, será introduzido nas aulas exercícios importantes para treinar o conteúdo abordado e conseguir uma evolução do desenho. É importante lembrar que se o aluno não praticar não vai conseguir alcançar resultado!

Contato para aula de desenho através do link e e-mail thaioconde@gmail.com.

* A maioria das imagens foram retiradas da internet.